top of page
  • Grey Facebook Icon
  • Cinzento Ícone Google+
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon

NÃO SE ASSUSTE PESSOA! SE EU TE DISSER QUE mudei meu conceito!

NÃO SE ASSUSTE PESSOA, SE EU TE DISSER QUE mudei minha maneira de pensar sobre....

FIQUEI CHOCADA, quando surgiu um post na timeline do facebook muito machista e de total cunho religioso. Mas o que mais me incomodou foi saber de quem vinha aquela mensagem . Um homem íntegro, generoso, religioso. Ok, ate aí tudo certo. Mas um homem esclarecido, doutorado, concursado. Então Ironizei : a igreja deve ter criado novo método de lavagem cerebral específico para intelectuais também.

O post nada mais era que um retrato de uma mulher segurando um guarda chuva sobre os filhos, enquanto o homem segurava um outro guarda chuva sobre toda a família, inclusive a mulher. Ok , entendi. O homem mais forte protege a família, na falta dele a mulher protege os filhos. Mas a frase que acompanhava era , na minha até então opinião, machista, antiquada e descabida em tempos modernos. Seguia escrito pela própria esposa: Na família, o homem deve proteger e a mulher deve ser submissa a ele.

Submissa? No mundo de hoje quem é submisso a quem? Nem o rato obedece mais o gato! Cada um usa a arma que tem! E principalmente na sociedade humana, a mulher submissa? Lei maria da penha, filho! A mulher é muito mais forte que o homem, pode dar os 2 guarda chuvas para ela, que ela aguenta! Mulher trabalha, ganha seu próprio dinheiro, faz artes marciais para se defender. Mulher hoje, tem mais músculo que homem e ainda repõe testosterona! Há até aquelas que nem se depilam mais! É só tomar um guaraná pra acordar, um prozac pra não pirar e um rivotril pra dormir. Ah!E uma homeopatia pra garantir o alívio da alma! Vai que funciona, né? E daí “tcham!” A mulher está pronta pra aguentar o tranco! Viva a medicina! Não é isso gente?...

Fiquei indignada. Até me desgostei.

Nem parei pra pensar sobre o assunto ou perder meu tempo pensando na coitada esposa do indivíduo ( que agora nem considerava mais um íntegro intelectual). Que cruel em pleno século 21!.

E continuei em meu ceticismo cético de que a certeza certeira era a única das verdades verdadeiras aceitáveis e ponto. Eu era mais evoluída que aquele pobre concursado, estava certa e não havia verdade maior além daquela.

Comecei a ler os comentários:

Uma tia da esposa dizia algo do tipo: - querida sobrinha , entendo que o homem deva ser o provedor mas tenho que discordar quando diz que a mulher tem que ser submissa a ele.

A prima dizia: Querida, sei que vocês formam uma família linda que o doutorado homem nos parece bom e religioso e atencioso com você. Mas tem algo acontecendo que não estamos sabendo?

A amiga: Fofinha, se vcs vivem bem “assim” , ok, entendo. Mas aqui em casa não rola não! Esse negócio de mulher submissa. Haha eu sem ele sobrevivo, ele sozinho, não! Só se tiver a mamãe junto ou uma empregada, mulher , é claro.

EU dei risada e concordei.

E segui minha vida. Desencantada que até os homens mais inteligentes pudessem não ser assim tão inteligentes quanto eu pensava, e que ainda haviam em pleno século 21, mulheres subservientes. E num jogo de telefone sem fio eu repassei aquele fato estranho para amigas, e em reuniões de família até deglutir minha decepção.

Foi quando um dia descobri que fulana de tal sustentava o marido. Daí já pensaram: Ah! inverteram os papéis, tudo bem.Ele cuidava dos filhos e da casa, que louvável. Só que não! Não tinham filhos e o homem desligado, como todo homem diga-se de passagem, vivia sua vida tranquilo achando que estava tudo bem. Fazia um dinheirinho aqui e outro acolá e vinha com um presentinho pra esposa , ainda dizia que dava tudo o que ela pedia, não lhe deixava faltar nada. Se não fosse por ele, jamais teriam viajado ao nordeste nas férias ...dela. A mulher vivia um amargo pesar e sonhava em ter tempo para cuidar da casa e cozinhar uma jantinha com o tempero da infância. Mas só achava tempo fora do trabalho pra reclamar da incapacidade do marido de pensar como uma mulher.

Ciclana de tal por sua vez comentou: É, o mundo “tá” virado no tocha. Lá em casa eu lavo, passo, junto lixo o dia inteiro, cozinho e ainda tenho que ouvir, quando ele resolve animado assar uma linguicinha aos domingos, que ele já fez a parte dele. Parte? Qual? Comer a linguiça? E também comer o arroz, o pernil, a salada, a comida posta em louças limpas à mesa, preparada em panelas que agora encontram-se encrustadas esperando na pia.Eles nem percebem Se retiram, colocam os pés para cima e tiram um cochilo leve e relaxante.

A outra lana disse: Homem é tudo igual, não tem uma coisa que façam direito.

Eu só concordava

Fui dormir e no dia seguinte acordei com um estalo: Invertemos a ordem das coisas de propósito porque, como filhos adolescentes, preferimos sair no mundo e dar a cara a tapa pra aprender aquilo que nosso pai já falava mas não entendíamos. Queríamos ver com nossos próprios olhos! E aí está o mundo da maneira como vemos. Um grande tapa na nossa cara!

Pense:

Deus criou ferramentas específicas para cada tipo de trabalho, digamos assim:

O cachorro, um animal pequeno com um latido alto, e uma mordida que espanta qualquer um. As pernas curtas não o deixam ir longe, o que é ótimo porque ele protege o dono e o ambiente, fazendas, lares, além da própria ninhada.

O gato, perspicaz e observador, com sua agilidade sobe os muros que um cachorro não sobe, justamente para não ser pego por ele e poder exercer assim sua função, caçar ratos. Ratos são animais que se reproduzem rapidamente e em grandes quantidades, é importante que o gato coma boa parte deles assim como outros insetos e etc.

OK. Quanto aos animais irracionais, é fácil entender e perceber como Deus planejou tudo e como o homem desviou tudo, bagunçou seus planos mudando inclusive os animais. Rsss. É Um tal de cachorro dormindo com gato, gato fugindo de rato, uma “corte” de animais toda acovardada(piada política).

Mas e quanto ao animal racional aqui? Quais eram os planos iniciais de Deus? Vamos tentar refletir:

O homem foi feito feio e barbudo pra espantar os intrusos, se igualar aos ursos (haha faz de conta), com instinto reprodutor(pra perpetuar a espécie, e isso inclui sim várias mulheres, aceite os fatos), forte, musculoso e menos dotado de capacidade de refletir, ou melhor, insensível. Não precisava pensar muito mas exercer sua força com um único foco: levar a comida para casa.

-Sim! Deus criou a ferramenta homem para caçar e proteger com sua força e colocou nele pouca sensibilidade, afinal como iria proteger a família de lobos se fosse sentimental: “Ai seu lobinho, venha aqui vamos entrar num acordo, vai!?” O homem que hoje a gente chama de troncho desajeitado, foi feito pra carregar peso nas costas e não na barriga. O grosseirão tinha que ser prático pra matar a caça sem dó mesmo.

Já a mulher- sensível, delicada, com menos músculos e mais facilidade em acumular gordura para sustentar mais de um além dela mesma, era uma ferramenta que, claro, em caso de extrema necessidade iria caçar, mas com grandes chances de fazer cocegas na sua presa com suas machadadas potentes ou ser engolida pelo lobo enquanto seu sentimental coração pensava: Ai será que o seu lobinho tem filhotes em casa esperando?

A mulher veio com um cérebro cheio das famosas gavetinhas, para poder dividir suas tarefas diárias, de forma a repeti-las sem se perder. Paciência para educar, asseio para não adoecer a família e por aí vai. Dá pra pensar um monte de coisas.

Mas a gente distorceu tudo! Invejamos a ferramenta alheia e a colocamos para fazer o nosso trabalho, porque pensávamos que o deles era mais fácil. Que não era justo conosco trabalhar diariamente e de forma tão repetitiva. Isso porque nos tornamos egoístas, só estávamos pensando em nos mesmas, no nosso bem estar, bem fazer, bem querer, bem poder de ter. Esquecemos do real proposito de ser e

estar, desvirtuando o pensamento da família para nós mesmos. Desde então para satisfazermos nossas próprias loucuras, comprar nosso sapato da moda, fazer plástica pra ficar externamente saudável e bonita, estamos a fazer o trabalho deles e o nosso também, porque a ferramenta deles simplesmente não foi feita para ser compreensiva, organizada, paciente e sensível,..e..., ou será que ,..pensando bem, a evolução a lá Darwin já está a criar um ser assexuado, auto reprodutor e solitário...com ajuda da tecnologia e do impaciente, cético e sábio ser humano(to ironizando ta?). Mas aí entramos em outros méritos que aqui não vou comentar.

Realmente o mundo tá virado no tocha, e quem fez isso? Os adolescentes humanos que resolveram fazer tudo o que achavam certo, aquém do manual do Pai, Este que avisou, de antemão alertou, salvou e hoje deve estar nos esperando em casa com aquela bem dita frase na ponta da língua: eu te avisei!

Lição para tirar disso: relaxe e faça o seu papel com amor. É certo que como o mundo já está todo modificado, você mais uma vez vai sair perdendo no plano material.

Mas no plano espiritual você estará ganhando pontos ! E acredite: Adeus prozac! A felicidade vai retornar e vai ser plena. Você vai ser mãe, vai cuidar da sua casinha e filhos, vai fazer artesanatos, fofocar com as vizinhas, plantar flores no jardim, cozinhar uma comidinha de vó pra o marido e ver a tua novela todos os dias. Vai ler e se informar e se quiser estudar também, ótimo! Mas não queira tomar as rédeas de tudo pra não se “estrumbicar”! Tem o lado ruim, porque toda ferramenta tem deveres, mas vamos focar no lado bom: Certos deveres nos libertam de certos afazeres, os quais não suportamos carregar porque não fomos feitos para tal e portanto adoecemos de corpo e alma. E o resto que seja como o amor (o amor verdadeiro, não esse que a gente usa desbocadamente todos os dias), incondicional. A alma agradece.

Tatiane S.F

Encontre a
gente nas
Redes sociais!
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page